quarta-feira, 24 de março de 2010

r-e-s-p-e-c-t




Eu realmente não queria entrar nesse assunto aqui no blog. Mas a polêmica está grande; e lembrando de algumas situações pessoais, sou obrigada e externar meu ponto de vista.

BBB. Dourado contra homossexuais. Gays contra Dourado.
Não assisto loucamente ao programa. Não sei de todos os detalhes, de todos os momentos ou de todas as palavras ditas dentro da casa. Conheço o que existe nas manchetes dos jornais, sites e revistas. E o que acontece é o seguinte: um é acusado de homofobia e outro faz escândalo e chora por ser injustiçado.

Acho super bacana a iniciativa da Globo de colocar três homossexuais assumidos no programa de sua maior audiência. Acho sim, que eles ainda precisam de mais respeito e espaço na sociedade. Respeito é bom e todo mundo gosta, não é? E eu vou direto ao ponto, pois é bem aí nessa palavra que eu quero chegar. Respeito.

E pra falar sobre isso, quero citar dois momentos que aconteceram na minha vida recentemente. Quem me conhece sabe que minha pele é cor branca européia. Mas branca mesmo; do nível colocar saia e todos na praia de Capacabana ficarem olhando. Já tive momentos em que pensei que alguém fosse virar pra mim e dizer: "Welcome to Brazil!". Sério, não estou exagerando. Há alguns meses, fui fazer um exame, e a doida da médica olhou pra minha cara espantadíssima perguntando se eu era "dessa cor mesmo". Ainda teve a audácia de questionar se eu tinha usado base. E eu, com a maior cara de cu do mundo, respondi que sim, passei base às seis da manhã (já eram seis da tarde). Outra situação engraçada: estava em férias em Vitória, no Espírito Santo. Eu e uns amigos fomos fazer um passeio de escuna, e paramos pra mergulhar. Eu estava lá, paradinha, curtindo um sol e a paisagem, quando o instrutor vira pra mim e na maior cara de pau, me pergunta: "você não vai mergulhar por que? Por que é branca?".

Oi? Deixar de mergulhar porque sou branca? E eu lá pergunto pra preto se ele vai deixar de brincar na neve porque é negro? Agora imagine essas duas situações contrárias. Se fosse eu, perguntando para um negro, se ele é dessa cor mesmo. Porra. No mínimo (no mínimo, hein) eu seria xingada de tudo quanto é nome. Em casos mais sérios, poderia ser linchada e presa por racismo. É como o caso daquela camiseta clichê onde tem escrito 100% negro. Imagina um branco usando uma dessa. O que aconteceria?

Pois então. Dicesar, uma das figuras homossexuais do BBB, já soltou que tem nojo até de encostar em Dourado. Agora vamos inverter a situação. Qual seria a reação do público nacional sobre Dourado ter nojo de Dicesar? Um lutador ter nojo de um homossexual? Mil pedras na mão, acusações, xingamentos, porrada na rua, e assim vai...

Eu entendo - completamente! - o espaço e o respeito que os gays e lésbicas exigem e tem direito na sociedade. Eles batalharam muito pra chegar onde chegaram, e ainda tem muita estrada pra percorrer, pois infelizmente o preconceito ainda existe e é absurdo o nível em que o racismo pode chegar. Mas será que antes de pedirem tal respeito, eles não deveriam fazer o mesmo? Eles batalham tanto pela igualdade dos seres humanos, e estão corretíssimos. Mas será que usar preconceito alheio como forma de ofensa ao ofensor não é tão desrespeitoso quanto um homofóbico batendo em um gay no meio da rua?

Eles - e não tô falando só dos gays, estou falando das vítimas de preconceito em geral: sejam gays, negros, brancos ou índios - chegaram num ponto onde usam sua vulnerabilidade de vítima como arma pra atingir os ofensores. Sendo que a arma mais poderosa pra combater isso é o próprio respeito.

É dando respeito que a gente recebe respeito.

R-e-s-p-e-c-t, find out what it means to me.
Porque eu não estou achando o real significado disso aqui no Brasil.

6 comentários:

Natália Arduino disse...

Nossa!!! Bato palmas para esse texto... é exatamente isso que eu penso! Outro dia Dicesar disse que Dourado deveria "voltar como saco de pancadas, igual Judas, pra todo mundo bater nele!" Alow???? Inverte essa declaração! O que falariam do Dourado? As pessoas adoram enfiar o dedo na cara da outra e acusá-la, mas esquece de olhar pra si! Dicesar, com essa situação, só fortaleceu o Dourado. Já vi Dourado defendendo Dicesar algumas vezes no BBB, falando da situação dele quando o pessoal começou a achar que Dicesar queria ficar nos dois grupos, chamando de falso e Dourado disse que ele não era falso, que ele já tinha tomado muita pancada na vida e sabia o que era ser rejeitado, por isso ele queria agradar todo mundo na casa, pra não ser rejeitado de novo! (palavras do Dourado sobre Dicesar!) Isso é ser homofóbico???? Então não sei o que significa homofobia! Eu cresci ouvindo, trate os outros como você gostaria de ser tratada. Mas no caso do BBB, isso não se aplica. Um é ogro total! Mas ogro para todos, não é direcionado a uma pessoa. O outro tem mania de perseguição e tudo o que o ogro faz, ele acha que é pra atacá-lo... nessa fase que o programa entrou, pode até ser, mas antes, era pura perseguição, puro recalque!

Enfim.... R-E-S-P-E-C-T! Também estou buscando no Brasil.... outra palavra que deveria existir nesse contexto: TOLERÂNCIA!!!!

Beijos
Naty

Nih__x disse...

Acho que nesse BBB o jogo de cada um dos participantes é se fazer de vítima. Mas não sei, não tenho assistido muito também.

Tati Bortoleto disse...

A parte sobre RESPEITO eu concordo plenamente... respeito é bom e todos nós gostamos, isso é fato.
Agora essa coisa de racismo e homofobia é complicada, porque tem toda uma história por trás disso tudo, não é nada simples e não vem de hoje.
Por exemplo, porque não podemos andar por ai com uma camiseta 100% branco? Simplesmente porque nunca sofremos perseguição ou exclusão por isso. Contrário dos negros que sofreram e ainda sofrem de exclusão e preconceito.
Essa novela da tarde mostra demais isso, os negros eram considerados animais, que nem sentimentos tinham. Porque tem cota em faculdade? Porque ainda hoje muitos não tem oportunidade de estudar e se formar. Isso tudo é de hoje? Claro que não, é desse passado.
Agora sobre os gays, eles sofrem e sempre sofreram preconceito porque eles não são considerados "normais", pq desde que nascemos menino é menino e menina é menina, qualquer coisa fora disso não é bem visto pela sociedade.
Anos atrás um homem gay poderia ser morto na rua e apoiado por todos, para eles isso era normal. Então apagar isso e dizer que Dicesar por exemplo se faz de vítima, sendo que Dourado no começo nem chegava perto dele. Os demais homens da casa abraçavam, o tratavam com naturalidade como um AMIGO e ponto, coisa que Dourado não fazia. Dicesar tentou se aproximar diversas vezes, mas ele nunca quis. Daí agora o Dourado (jogador que é) vem se fazer de bonzinho e todos esquecem tudo que ele já fez desde o começo do programa?!
Citei BBB porque esta em alta agora, mas sabemos que a Globo manipula e edita tudo do jeito que ela quer que o público veja. Eles já escolheram o Dourado faz tempo para ser o ganhador e nada vai mudar isso agora.
Bom desculpa o desabafo em seu blog.
Beijos.

Kaira disse...

Adorei o texto, concordo com tudo, acho que essa proteção toda também é preconceito!
Agora no caso específico do BBB, quem vê no ppv sabe que o Dicesar é o mais preconceituoso de todos, vingativo, do mal mesmo. Ele não se permitiu gostar do Dourado, e quem perdeu foi ele...

Bruna Pinheiro disse...

Belo texto, Juzoca. Concordo com tudo.

Renata Falconeri disse...

Por um lado mostra a luta dos homossexuais e por outro é representado pelo eterno racismo existente no Brasil, um "ex-país " ditador e uma sociedade totalmente sem racionalidade, infelizmente ainda vivemos e convivemos com pessoas dessa índole