segunda-feira, 24 de agosto de 2009

wehaveitall

Eu sempre costumei dizer pra todos - principalmente pra mim mesma - que há coisas muito maiores no mundo pra nós nos preocuparmos com coisas mínimas que podem ser resolvidas em meia hora do nosso dia. Porque, sério. Pára pra pensar se o nosso dia a dia não tá mais pra sessão da tarde do que pra dramalhão mexicano? Eu, por exemplo. Estou financeiramente - erm, mais ou menos - estável. Tenho uma família sólida e sã. Sou saudável. Tenho mil oportunidades na mão. Tenho pessoas queridas ao meu lado. Não tá bom? Pra melhorar, só basta força de vontade e capacidade de sonhar e planejar.

E é nessa questão que quero entrar. Nos aspectos positivos. Custa focar neles um pouquinho só durante uma semana exaustiva? É tanto potencial, é tanta expectativa... Enxergar o lado bom das coisas e aproveitar dele e fazer melhor. E claro, enxergar também o pior, pra poder tirar a bunda da cadeira e fazer algo pra ajudar o mundo a crescer. Mínimas coisas. Como colocar o lixo no lixo. Deixar o idoso ou a grávida sentar no ônibus. Dar licença pra quem tem pressa. Ser gentil e não deixar o mau humor da rotina interferir na vida de outras pessoas, fazendo da irritação um círculo vicioso.

Tenho pensado em tudo isso, e quero muito aplicar no meu dia a dia. Pra deixar as coisas mais leves. E isso, eu me dei conta ao andar de trem outro dia. Trem não está mais na minha rotina, o que de fato é ótimo. Mas, quando estive nele, percebi como é bacana trocar sorrisos com desconhecidos, ser gentil e gerar gentileza. Quero impor isso todos os dias, e não deixar o stress sem motivo atrapalhar um dia que pode ser leve, simplesmente por não haver maiores preocupações do que, sei lá, passar roupa ou pagar uma conta alta de telefone.

Isso tudo - eu creio - deixam os dias pesados. E eles não precisam disso, a nossa vida não precisa disso. Os dias acabam ficando vazios. Ou melhor; preenchidos com raiva e sentimentos ruins que nos fazem dormir mal durante a noite. Então, essas pequenas ações, podem deixar os dias leves, e talvez nos ensinem a encarar as coisas da forma que devem ser encaradas: de forma real. Seu aumentar um chuvisco, sem lamuriações.

É uma tarefa simples de não enxergar além do óbvio.
Mas que o ser humano insiste em complicar, sabe lá porque.

Nenhum comentário: